Moda: consumir de maneira consciente?
Lifestyle

Moda: consumir de maneira consciente?

Olá pessoas lindas! Como vocês estão?

No post passado (o último look do dia), comentei que queria bater um papo – e dar algumas dicas que eu vou começar a usar – sobre consumo consciente!

Sabemos que a nossa sociedade é movida pelo consumo em massa, estimulado através das mídias, de influenciadoras, de lojas de Fast Fashion (grandes marcas que de maneira muito rápida, produzem e colocam à venda peças quase toda semana), gerando status e satisfação para quem sempre compra novas roupas – ou decepção para quem não pode renovar o guarda-roupa todo mês.

Sim, não deveria ser dessa maneira! Afinal, esse consumo desenfreado também gera muito lixo – e a maioria das marcas de Fast Fashion não pensam no descarte correto de suas peças. O resultado é o que vemos no nosso ambiente hoje!

Nesse post, eu gostaria de dar algumas dicas para começarmos a mudar nosso jeito de consumir – e além disso, ter um guarda-roupa mais funcional e objetivo (algo que eu venho buscando também)! Com essas dicas também dá para economizar bastante, viu!

  • Não acumule peças: A maioria das pessoas guardam roupas que elas não usam – e que não irão usar em nenhuma ocasião! Se não é útil, não guarde! Sempre que eu compro roupas novas, eu tiro as peças que não irei mais usar e vendo em brechós! Não é muita grana, mas ajuda muito – e outra pessoa vai poder aproveitar melhor! Desapega – você não vai usar mais, confia em mim!
  • E por que não comprar roupas de brechó?: Eu sei, existe ainda hoje um preconceito com roupas usadas! Mas estão surgindo muitos brechós que vendem roupas impecáveis, limpinhas, novas e baratas – é só ir atrás! Minha professora da faculdade tem um brechó de roupas vintage na garagem da casa dela – e ela lava e passa todas as peças! A gente precisa abrir mais a mente para essa opção! Roupa não é descartável!
  • Se não dá para repetir, melhor não comprar: Meio radical essa posição, não é? Não! Hahaha! Precisamos comprar peças que são flexíveis, que dá para usar em diversos looks e com diversos estilos – algo que eu sempre falo para vocês nos posts de look! Roupas são laváveis, então elas devem ser usadas várias e várias vezes! Se você olha para uma roupa e só consegue montar um ou dois looks com ela, não compra! Porque pode ter certeza, você vai para de usar e vai acumular!
  • Faça uma listinha com peças básicas que você precisa comprar: Eu com certeza vou levar uma listinha na minha próxima compra de roupas! Isso ajuda você na hora de ser objetiva/objetivo e escolher certo, peças chaves para seu armário! Abre o Pinterest e procura looks dos estilos que você curte. Depois, anota as peças que mais aparecem nesses looks – mas o mais importante, filtre quais peças você mais usaria e quais você pode usar em qualquer ocasião! Pronto, você tem nessa lista, roupas que você deseja e que você realmente vai usar!

Essa listinha exige autoconhecimento, okay? Hahaha! O objetivo aqui é abrir a nossa visão: você compra roupa quando sente necessidade de mudança/renovação (ou quando realmente precisa) ou compra por “simplesmente comprar” e querer estar na moda? Consumo consciente tem a relação direta com isso – pelo menos, é o que eu estou aprendendo!

E não, não precisa ter um guarda-roupa sem graça ou só com cores neutras! É óbvio que as cores neutras são mais fáceis de usar e combinar, mas você pode ter um armário colorido, com peças estampadas e conseguir montar vários looks! É só buscar inspiração (isso desperta a criatividade) e pensar muito bem antes de levar uma peça – esse é o consumo consciente, nada de comprar por impulso, muito menos se o motivo é “todo mundo está usando”.

Última coisa: conheçam a marca que vocês compram! Será que ela usa trabalho escravo? Será que se preocupa com o meio ambiente? Quais são os valores e a identidade da marca que você usa? Isso é muito importante!

Espero que esse post possa ajudar vocês! Alguém aí tem mais alguma dica ou opinião? Vamos compartilhar e conversar mais sobre esse assunto!

Beijos, beijos e tenham um ótimo fim de semana!

Fotos retiradas do Pinterest!
Fotos retiradas do Pinterest!
facebookfacebook

sobre a autora

Apaixonada por tudo que faz meu coração vibrar: moda, dança, livros, viagens, arte, música, céu, mar, sol e lua! Sou uma pessoa de muita fé e de alto astral! Estudante de moda, eu quero mostrar o lado “moda como expressão da sociedade”, pois acredito que ela não é só consumismo e regras ditas, mas sim, um meio de se libertar e ser quem você é!